Seus pais o levaram (vs. 22/24): sendo Jesus um filho primogênito, mandava a lei dos israelitas que fosse apresentado ao Senhor, no Templo, e sua mãe levasse uma oferenda. Os pais de Jesus cumpriram essa lei, levando-o (com apenas um mês de nascido): como eram pobres, ofereceram somente 2 pombinhos.

Simeão o identifica (vs. 25/35): homem justo e piedoso, Simeão morava em Jerusalém e "o Espírito Santo estava nele" (era médium dos bons espíritos). Fora avisado (mediunicamente) que não morreria antes de ver o Cristo. No dia em que os pais de Jesus o levaram ao Templo, inspirado espiritualmente Simeão também foi lá e, ao ver Jesus, o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:

- "Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos já viram a tua salvação ( ... ). Ante a admiração de Maria e José por esse louvor e profecia sobre Jesus. Simeão esclareceu:

- "Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de conntradição, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações".

Anunciou, também, que Maria teria sua alma transpassada por uma espada (= sofreria uma grande dor).

Ana, a profetisa (Vs. 26/38): também médium, era uma mulher de idade avançada (84 anos). Apenas 7 anos estivera casada, enviuvando bem moça. Desde então, não se apartava do Templo servindo a Deus noite e dia, em jejuns e oração. Chegou ao Templo na mesma hora da apresentação de Jesus e "louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que esperavam a redenção de Jerusalém".


Aos 12 anos, dialogando com os doutores da lei

Como vimos na aula 'Nascimento e Infância de Jesus", quando tinha 12 anos Jesus acompanhou os pais a Jerusalém, para as festividades religiosas da Páscoa e lá dialogou com os doutores da lei, a todos admirando com a sabedoria de suas respostas, argumentando depois com Maria que devia tratar dos "assuntos do seu Pai".
Posted by Picasa